A pureza de um óleo essencial é a sua característica mais importante. Um óleo essencial que não seja puro representa o risco de germes e metais pesados ou adulterados no seu corpo, o que pode provocar irritações, efeitos adversos ou até mesmo doenças. Como não havia um padrão aceito para a qualidade de óleos essenciais, a doTERRA criou seu próprio protocolo de testes, chamando-o de CPTG® (Certificado de Grau de Pureza Testada ). O processo CPTG certifica-se de que não há enchimentos adicionados, ingredientes sintéticos ou contaminantes prejudiciais em seus óleos essenciais, o que poderia reduzir sua eficácia. A doTERRA também dá um passo adiante, fazendo com que todos os seus produtos e embalagens passem por uma bateria de testes , por entidades independentes credíveis certificadoras de qualidade como os Laboratórios da APRC https://aromaticplant.org, e para garantir um prazo de validade longo e eficaz. Este protocolo garante potência, pureza e consistência de lote a lote.
Métodos adequados de cultivo, colheita e destilação também são cruciais para a manutenção da pureza dos óleos essenciais. Práticas de produção precárias e o desenvolvimento de variações sintéticas de óleos essenciais sugerem que é impossível identificar com precisão um óleo essencial puro, sem análise científica. A análise apropriada dos componentes dentro de um óleo essencial é um dos aspectos mais desafiadores e detalhados da garantia de qualidade.
Saber quais das muitas espécies diferentes de uma certa planta irão promover os benefícios de bem-estar mais significativos é o primeiro passo na produção de um óleo essencial de maior qualidade. Baseando-se na experiência de botânicos, químicos e profissionais de saúde, os materiais botânicos são cuidadosamente selecionados por suas concentrações naturais de compostos aromáticos ativos.
O cultivo de plantas em ambientes mais favoráveis, além da colheita e transporte cuidadosos do material vegetal para o processamento, garantem um ótimo rendimento de óleos essenciais puros e potentes. Abrangendo os continentes do globo, a rede exclusiva de produtores e colectores da doTERRA é especialista em cultivar plantas específicas para a indústria de óleos essenciais.
O teste CPTG® começa imediatamente após a destilação de cada óleo, onde ele é revisto quanto à sua composição química. Uma segunda rodada de testes é realizada nas nossas instalações de produção para garantir que o que foi destilado e testado é o mesmo óleo essencial que foi recebido. Uma terceira revisão da química do óleo é conduzida num procedimento trifásico à medida que os óleos são envasados nas embalagens que usamos como consumidores. Cada um desses testes confirma que o óleo essencial está livre de contaminantes e alterações inesperadas durante a produção.
O protocolo CPTG (Certificado de Grau de Pureza Testada ) inclui os seguintes testes:
Partilhar: