Blog 15 - Posição, ação em competição?

Hoje escolho um vídeo do Simon Sinek, cuja reflexão considero de valor para todos nós. Leva-nos a questionar e aprender sobre o nosso posicionamento numa caminhada em que outros se encontram. Seremos então competidores, rivais, parceiros?


Em algumas áreas como muitas vezes no desporto, no final do jogo há um vencedor e outro que perdeu o jogo.


No mundo empresarial e de desenvolvimento e em várias outras áreas, esse posicionamento é o que queremos e escolhemos? Quais os benefícios de fazer o caminho com outra atitude?


Podemos sempre escolher, e o nosso foco pode ser sempre vencer e fazer melhor, do que o outro, ou podemos aceitar que todos podem ter sucesso dentro das suas capacidades aplicando-as, melhorando-as e nesse caso será mais proveitoso, não só aceitar o outro com o seu valor, mas ainda que ele será melhor que nós em algumas coisas e o contrário também acontece e aprender com isso! Quando o foco é em sermos nós próprios no nosso melhor, aceitando outros competidores, mas sem que a nossa atenção seja sempre em comparação com objetivo de vencer outro ou expor as suas fraquezas, não só evitamos perdas de tempo, como também conseguimos que a nossa prestação atinja níveis de qualidade e excelência mais elevados.


Porquê? Porque aceitamos o que nos rodeia e o seu valor, mas investimos totalmente em construir algo em que somos nós na nossa melhor versão, sendo únicos, e autênticos honrando o nosso porquê.


É este o meu foco a nível pessoal e em equipa. Centrando no autoconhecimento e aprofundamento, avaliando forças e capacidades, e na mais-valia das sinergia e colaboração entre diferentes como valor acrescentado para essa área ou negócio a nível geral, e também para cada um dos parceiros dessa jornada.


É por isso também que tenho imenso prazer nas minhas sessões de orientação, em que ajudo e também aprendo, quando descobrimos o porque e capacidades de cada um de nós! Reflete sobre tudo isto e terás conclusões que te vão permitir avançar mais e melhor para ti e para a causa que abraças!


Obrigada!

© 2023 Maria Ribeiro